Por que devemos investir em BIM?

O BIM (Building Information Modeling ou Modelo de Informação da Construção) é um sistema inovador que busca concatenar em um modelo tridimensional todas as informações pertinentes a um projeto ou uma obra, agregando valor a todos os participantes do empreendimento, desde os projetistas, orçamentistas, gerenciadores e até os executores.

 

Por meio deste modelo de informação, é possível   gerenciar a fase de projetos com muito mais eficiência, diminuindo o retrabalho e agregando melhores soluções técnicas ao projeto, além de entregar informações mais confiáveis e bem definidas à obra, através de uma compatibilização com alto critério, quantitativos automáticos e precisos e informações atreladas aos elementos do projeto.

 

Na RM, resolvemos investir em BIM quando muitos ainda tinham dúvidas sobre sua eficácia, pois acreditamos que esta tecnologia seria capaz de trazer mais qualidade e produtividade aos nossos projetos, além de fornecer aos nossos clientes um produto com ainda mais valor agregado, confiança e informações claras no momento da execução do projeto. Hoje, ao vermos o BIM cada vez mais difundido no mercado da construção civil, vemos que a aposta foi correta e temos orgulho em sermos pioneiros na aplicação deste sistema aos projetos estruturais.

Rubens Vaz - Talenco

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informações da Construção vai além das plantas em 3D, adicionando todas as informações relevantes e permitindo a união de projetos elétricos e hidráulicos dentre outros na fase inicial do projeto.

Baependi - Rogga

No fim, a tecnologia está avançando a passos largos e mesmo uma ciência como a engenharia que se manteve intocada por tanto tempo, pode fazer bom uso das evoluções que estão acontecendo. De otimização, a sustentabilidade e economia, a tecnologia tende a trazer mudanças positivas para o setor da Engenharia Civil.

Conheça alguns de nossos projetos em BIM

Rogga - Baependi

Executado pela construtora Rogga, uma das maiores da região sul do país, este empreendimento possui 3 torres residenciais feitas em alvenaria estrutural e uma implantação com lazer completo. Em um projeto de alvenaria, um dos maiores desafios está no detalhamento das paredes. Através do uso do BIM foi possível otimizar todo detalhamento através dos scripts de elevação automática desenvolvidos pela RM e fornecer um projeto compatibilizado com quantitativos precisos e completos.

Fratta - Benedetti

Edifício residencial de médio padrão a ser executado em São Bernardo do Campo - SP, contendo 19 pavimentos, 2 subsolos e área técnica. A torre foi projetada em alvenaria estrutural, sendo apoiada sobre os subsolos em concreto armado. O uso do BIM nos permite modelar ambas soluções técnicas com alto nível de detalhamento, prevendo problemas que seriam encontrados apenas no momento da execução.

Bild - Mozaic

Empreendimento residencial com apartamentos de mais de 100m², localizado em uma das regiões mais valorizadas de Uberlândia-MG. Possui 25 pavimentos, além do pavimento de uso comum com ampla área de lazer e garagem no subsolo. Todo edifício foi projetado em concreto armado, tendo sido todo modelado e detalhado através do software Revit.

Talenco - Rubens Vaz

Localizado na região nobre de Canto do Forte, este empreendimento residencial contém uma torre composta por 11 pavimentos tipo, além do pavimento de lazer e 5 pavimentos de embasamento e área técnica. Todo projetado em concreto armado, este edifício foi completamente desenvolvido em BIM, desde a concepção estrutural ao detalhamento final, possuindo 5 apartamentos por andar divididos entre 2 opções de planta.

Vitta - Mirante dos Ventos

Empreendimento residencial localizado no Jardim Umuarama, ponto mais alto de Uberlândia-MG. Composto por 3 torres projetadas em alvenaria estrutural, contendo 12 pavimentos e área técnica. Todo o empreendimento foi projetado em BIM, incluindo anexos e implantação.

Alinc - Brooklin

Edifício residencial de médio padrão localizado na zona sul da cidade de São Paulo, composto por 18 pavimentos, 2 subsolos e área técnica. Além da torre, o BIM também foi aplicado no projeto da cortina pré-moldada entre perfis metálicos, com trechos em concreto armado moldado in loco.

Alguns de nossos clientes