A
O BIM Fórum Brasil lançou este ano a primeira temporada da série “BIM Fórum Explica!“.
BIM é assunto relativamente complexo, envolvendo conhecimentos de várias áreas (Engenharia, Arquitetura, Ciência da Computação, etc.) e ainda não consta na grade curricular da maioria das universidades, o que torna comum encontrarmos profissionais e estudantes cometendo equívocos ao tratar de conceitos relacionados ao tema. Alguns desses enganos são bastante usuais no mercado e prejudiciais.
Para atenuar esse problema, o BFB criou a série “BIM Fórum Explica!”. Lançada no início do ano, trata-se de um conjunto de vídeos curtos que alertam sobre os erros e explicam os principais temas incompreendidos sobre BIM.
A primeira temporada do “BIM Fórum Explica!” tem 7 vídeos de aproximadamente 3 minutos que tratam de BIM Mandate, BIM Protocol, BEP, IFC, as dimensões do BIM e o LOD, dentre outros temas importantes.
Não deixe de conferir a playlist da série no canal do BIM Fórum Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiqwiIEfvPLIhINWbV05dNNWN1jNI6on3
E já está confirmada a segunda temporada da série!
Sobre o BIM Fórum Brasil
O BIM Fórum Brasil (BFB) é uma entidade que reúne empresas e instituições da indústria da construção em torno de um propósito: a disseminação e adoção do BIM no país.
O BFB é feito para todos os agentes da cadeia produtiva da construção, que podem se tornar associados e fazer parte dessa rede de inovação e digitalização do setor.
A associação reúne lideranças e soma esforços para propor ações e iniciativas que levam à consolidação do BIM em escala nacional.
A RM Mais Engenharia compartilha desse propósito, é associada do BIM Fórum Brasil e contribui para a produção e divulgação de diversos materiais exclusivos.
Se a sua empresa, entidade ou órgão público atua na Indústria da Construção e acredita que a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) gera valor e reduz desperdícios, associe-se.
RM mais é referência nacional quando se trata de projetos em BIM, e o Revit é um dos nossos grandes aliados na execução de tais projetos. Para o ano seguinte, estão previstas algumas mudanças no software, dentre elas:
- Possibilidade de exportar vistas e folhas diretamente do Revit para arquivos PDF. O programa irá fornecer regras de nomenclatura personalizadas para exportação em lote
de arquivos PDF. - Wall enhancements: Aprimoramentos de parede que incluem a capacidade de criar elementos de parede cônicos e de exibir apenas as camadas centrais de uma parede. O usuário poderá criar tipos de parede com uma camada de largura variável para permitir faces cônicas, definir os ângulos de conicidade nas propriedades de tipo de parede. Substituí-los quando necessário, usando propriedades de instância para paredes individuais. Os ângulos positivos inclinam a borda superior do rosto em direção ao centro da parede. Os ângulos negativos inclinam a borda superior do rosto para longe do centro da parede. Você poderá definir onde a largura geral da parede é medida: a parte superior, inferior ou base da parede.
- Interoperabilidade do FormIt aprimorada: use FormIt como uma ferramenta para desenvolver modelos conceituais, importe-os e refine o design no Revit sem perder informações. Será possível utilizar o 3D Sketch para lançar projetos no FormIt enquanto se trabalha em modelos no Revit.
- Conecte e importe arquivos do Rhinocerous® (3DM) para um modelo Revit, quando você espera mudanças no arquivo. Quando o arquivo é atualizado, ele pode ser recarregado no modelo com as alterações.
- Colocação mais rápida e precisa do vergalhão por dois pontos: Agora você poderá colocar barras individuais ou conjuntos especificando dois pontos, para definir uma caixa delimitadora, para a qual a forma do vergalhão é expandida. Para barras retas de segmento único, o usuário poderá especificar diretamente a dimensão e a direção.
Estas e outras atualizações podem ser conferidas no site da Autodesk. Os softwares
estão cada vez mais atendendo aos pedidos do público sobre otimizações, sendo cada vez mais utilizados no mercado por especialistas. No site da RM Mais e em nossas redes sociais, é possível visualizar alguns modelos nossos realizados com o auxílio dessas tecnologias.