Olá pessoal, tudo bem? Uma de minhas metas para esse ano é falar mais sobre o que temos feito aqui na RM, principalmente no que diz respeito ao avanço do BIM. Queremos contribuir de alguma forma com o avanço da inovação no mercado da construção civil e acredito que compartilhar experiências seja uma boa forma de fazer isso. Para começar, vou usar este artigo para falar sobre o AlvMais – Detail, nosso plugin de detalhamento de alvenaria estrutural no Revit. Um intenso trabalho realizado pelos times de Inovação e BIM em parceria.
No ano passado, o trabalho em que mais focamos os nossos esforços foi para melhorar nossos processos nos projetos de alvenaria estrutural, em que todos são feitos 100% em BIM, mesmo que não seja contratado dessa forma pelo cliente. Da maneira como fazíamos anteriormente, nossos projetos de alvenaria possuíam muitas etapas repetitivas de modelagem e documentação, o que gerava um alto volume de retrabalho a cada revisão, mesmo utilizando as ferramentas de automação que já havíamos criado quando fizemos a implantação. Para solucionar isso, criamos o AlvMais – Detail, responsável por controlar todas as informações referentes à alvenaria e automatizar as etapas do projeto. Quem já trabalha com programação e BIM, sabe que uma boa rotina e um bom template andam juntos, por isso foi necessário modificar nosso template, reorganizando os parâmetros e modificando nosso processo de modelagem de forma que o plugin alcançasse sua maior eficiência. O resultado deste trabalho é a aba que vocês veem abaixo, com mais de 30 ferramentas que auxiliam na modelagem, documentação e organização.
Com funções agrupadas em Geral, Modelagem, Paredes, Detalhamento e Documentação, essa ferramenta nos permite inserir inputs de projeto, como bitolas utilizadas por pavimento, fazer a modulação bloco a bloco de maneira automatizada, inserir grautes e ferros verticais, elevar as paredes automaticamente, criar vistas de detalhamento, numerar os ferros e até mesmo gerar as folhas de forma ágil.
O AlvMais também soluciona um problema que é o calcanhar de Aquiles dos projetos de alvenaria: controlar os elementos que compõe cada parede. Quando falamos de alvenaria estrutural, precisamos necessariamente modelar cada bloco e cada componente da parede para fornecer todas as informações de execução à obra, e isso é um grande complicador, pois o Revit não traz de maneira nativa uma forma de fazer este controle. No AlvMais, detectamos e controlamos as informações de quais elementos compõe cada parede através de um algoritmo, fazendo essa atualização de forma automática quando as paredes são modificadas, assim não é necessário ter um elemento para servir como host ou preencher manualmente essa informação, tirando das mãos do usuário essa responsabilidade e reduzindo a chance de erros.
A seguir irei apresentar algumas imagens do nosso plugin:
- Configurações Gerais: Janela onde inserimos os critérios que serão utilizados no decorrer do projeto. Esses dados servem de input para as outras rotinas e podem ser modificados a qualquer momento conforme a necessidade do projeto.
- Gerar Folhas: Ferramenta de geração de folhas, onde temos uma série de opções a respeito da documentação do projeto. A partir dos inputs, cria as vistas e distribui nas folhas de elevação, conforme cada parede.
- Inserir grautes e ferros verticais: Através dos inputs preenchidos, o plugin detecta os níveis e o furo do bloco e faz a inserção das instâncias correspondentes.
- Consistência do Modelo: Essa ferramenta realiza uma série de validações e indica para o usuário caso algum parâmetro não esteja preenchido corretamente, alguma família não tenha sido modelada da forma certa ou ainda se a versão do plugin é a mais atual. Tudo isso com o intuito de ganhar produtividade e detectar possíveis erros de modelagem.
Para realizar tudo isso, passamos por um árduo caminho de mapeamento de processos, análise, planejamento, investimento e mudanças na forma de trabalho. Nos primeiro projetos utilizando o AlvMais, ainda em 2022, já tivemos resultados superiores a 30% no ganho de produtividade e uma drástica redução no retrabalho decorrente de modificações no projeto. Esperamos ter esse ano resultados ainda mais positivos e voltarei aqui pra compartilhá-los com vocês.
Por fim, quero ressaltar e agradecer a colaboração de todos que participaram deste trabalho ao longo do último ano, em especial aos amigos João Pedro Bragaia Valente Willian Mayrink Luan Bregunce Rafael Mayer
Que venham mais novidades em 2023!!
#bim #sustentabilidade #eficienciaenergetica #engenhariasustentavel #engenharia #construção #engenhariacivil #obra #rmacademy #rmmais #rmsempremais #engenhariaestrutural