O que é o método SMART?

Matheus Torre

Matheus Torre

BIM Manager da RM Mais

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Para ter sucesso é necessário ter objetivos bem estruturados e uma equipe bem focada. Esses objetivos (e metas) devem seguir alguns critérios para que sejam elaborados adequadamente para a realidade da empresa e dos colaboradores, pois, caso contrário, não serão cumpridos e, aí, vem a decepção e a ineficiência do trabalho.

No método SMART, metas e objetivos são criados de forma clara e bem articulada para permitir progresso. Para estruturar essas metas, ao invés de dar uma definição vaga do que o colaborador ou a equipe deve atingir, o gestor usa cinco etapas com estimativas reais. São elas: Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Relevante ou Realista (R) e Temporal (T).

Cada uma dessas etapas ajuda o líder a pensar de forma mais estratégica nas metas, levando em consideração, também, todo histórico dos colaboradores e da equipe, além da experiência dele com cada um, porque, afinal, o que dá certo para um, não funciona necessariamente para outro. Abaixo explicamos cada uma dessas etapas e o que deve ser feito em cada uma delas.

Específico (Specific)

Criar metas genéricas ou relativas atrapalha o entendimento e, por isso, fica mais difícil atingi-las. Quando o gestor estipular um objetivo ou meta, deve fazê-lo de forma bastante específica, ou seja, não basta apenas falar “precisamos aumentar nossa receita” sem especificar como fazer isso.

Algumas questões devem ser sempre respondidas pelo gestor, como, por exemplo, “quem é responsável por essa meta?”, “de que forma ela irá impactar o negócio?”, “como deve ser atingida e quando?”.

Por isso, antes de falar “precisamos vender mais”, é importante especificar “nossos vendedores, a loja X precisa aumentar as vendas, principalmente, dos equipamentos Y no próximo mês”. Isso deixa claro para a equipe como ela deve começar a agir.

Não tenha medo de ser detalhado demais, porque, desta forma, você já indica o caminho para a equipe e os colaboradores. Pense sempre no que você quer (objetivo), quem será responsável por atingir esse objetivo, como será atingido, quando farão isso, e porque é importante que a meta seja atingida.

Mensurável (Mensurable)

Os números são importantes, pois, a partir deles conseguimos mensurar o que está dando certo ou não. Desta forma, é possível também acompanhar o processo e, mesmo que a meta não seja atingida no tempo previsto, quando ela é mensurável dá para saber se está se desenvolvendo bem.

Você pode, por exemplo, estipular a meta de aumentar em 15% a pontualidade das entregas de relatórios, ou de aumentar em 20% as vendas, ou projetos. Sempre com base em números, pois, nada pode ser irreal. Por isso, use os dados anteriores e compare-os com os atuais.

Nesta etapa, os gestores usam muito os fatores “quanto” e “quando”.

Atingível (Attainable)

Nenhuma meta deve ser tão desafiadora ou tão fácil a ponto de desmotivar ou acomodar a equipe. Muitos gestores criam metas atingíveis apenas em sua própria cabeça, e isso mostra que, além de não conhecer a equipe e sua realidade, ele precisa melhorar sua gestão.

É importante, sim, serem desafiadoras, mas metas irreais que nunca serão atingidas só frustrarão e diminuirão a produtividade. Por isso, é sempre bom olhar os históricos e certificar-se de que aquilo que você está pedindo está ao alcance dos funcionários. Muitos gestores ainda conversam diretamente com o time. Quando o próprio membro do time estabelece uma meta ou diz até onde ele pode chegar, há um consenso do que será entregue.

Relevant (relevante) ou Realista

Um outro fator que impacta muito na execução da meta é se ela é ou não relevante e se ela fará ou não diferença de forma global na empresa. Perceber que seu esforço está impactando o sucesso da empresa é importante para a equipe e, por isso, criar metas não relevantes pode desmotivar o time fazer os colaboradores se perguntarem “por que essa tarefa deve ser realizada se não muda em nada?”.

Além disso, o gestor deve estar atento se a meta é realista. Muitas vezes, ela não condiz com a realidade da empresa, pois, pode faltar recursos e know how, por exemplo. Por isso, atentar-se à realidade da empresa e de seus colaboradores ajuda na hora de definir a meta.

Temporal (Time Based)

O prazo para cumprir a meta é de extrema importância.

Toda meta deve ter um tempo para ser cumprida, mesmo que esse período seja flexibilizado. Trata-se de uma forma de registrar agilidade e de se planejar para novas metas.

Seguir à risca os prazos mostra que o funcionário é responsável e está se esforçando para atingir aquela meta. Neste caso, também é possível combinar previamente com o colaborador o tempo de execução da demanda. Isso faz com que ele se auto gerencie.

Que acha? Bora aplicar neste começo de ano?

2021 promete!

Equipe RM Mais

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